Metamorfose Cursos - Porto Alegre, RS
Capa | Quem Somos | Cursos Online | Livros | Edição de livros | Criação de sites | Contato
conheça também Cursos de Escrita Criativa | Agência de Marketing DigitalEditora Metamorfose

Curso de Preparação para Mestrado

curso inédito e exclusivo em Porto Alegre

Curso de Preparação para Mestrado é um conjunto de cursos para ajudar quem deseja fazer uma seleção de mestrado (confira o conteúdo do curso), com aulas sobre texto acadêmico, criação de currículo, preparação para entrevista, etc.

O curso foi desenvolvido e é dirigido pelo Prof. Me. William Boenavides e pelo Prof. Dr. Marcelo Spalding. Para o corpo docente, foram convidados professores universitários e pós-graduandos com amplo conhecimento da vida acadêmica (confira o corpo docente).

Local: Espaço Metamorfose (Av. Getúlio Vargas, 1691/403 - Menino Deus - POA)

Horário: das 19h às 21h às segundas-feiras

Duração: de 22 de maio a 25 de setembro de 2017

Investimento:
Matrícula: R$ 150,00
Mensalidade: 5 x R$ 190,00

 

clique aqui para fazer sua inscrição

Conteúdos do Curso

Escrita do texto acadêmico
Esse módulo trabalha tanto questões gramaticais aprofundadas que a redação do texto acadêmico exige quanto noções de estrutura das diversas produções acadêmicas. Aliando teoria e prática, os elementos essenciais para a confecção de artigos e monografias são estudados, bem como noções sobre a escrita de dissertações e teses. O foco central reside na elaboração de um projeto de pesquisa, que, por ser parte da seleção de muitos programas de pós-graduação, é feito com acompanhamento ao longo do módulo.

Preparação para a prova escrita: Leitura
A leitura de textos técnicos e teóricos requer procedimentos e técnicas profissionais. No meio acadêmico, a exigência desse tipo de leitura é constante, tanto para o ingresso no mestrado quanto para a realização das atividades cotidianas de estudo. Nesse módulo, métodos de leitura serão mostrados com o intuito de auxiliar no estudo dos mais difíceis tipos de texto com os quais nos deparamos na graduação e na pós-graduação.

Preparação para a prova escrita: organização dos estudos e fichamentos
É possível fazer render o estudo quando ele é feito com organização e quando se busca consolidar o conhecimento adquirido. Para tal, os diferentes tipos de fichamento são aliados imprescindíveis. Nesse módulo, técnicas de estudo e de fichamento serão mostradas com o intuito de auxiliar no estudo dos diferentes tipos de texto cuja leitura é exigida em âmbito acadêmico.

Introdução às normas ABNT para trabalhos acadêmicos
O uso do padrão de formatação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é necessário para a maioria dos trabalhos acadêmicos publicados no país. Nessa oficina as regras de formatação são ensinadas e exercitadas de forma dinâmica para aprimorar a apresentação formal dos seus trabalhos acadêmicos.

A prova de proeficiência
Os idiomas aceitos e os procedimentos burocráticos da prova de proficiência variam de acordo com os programas e as instituições universitárias. Nesse módulo, explicações técnicas e práticas de preparação e de organização para essa parte da seleção são oferecidas. Demonstra-se também a estrutura básica das provas realizadas sobre os idiomas mais procurados para essa avaliação, pré-requisito para o ingresso em pós-graduações stricito sensu.

Preparação para entrevista
Muitas vezes subestimada pelo candidato, a entrevista é tão importante quanto os outros critérios de seleção. É nela que o candidato deverá demonstrar domínio sobre seu projeto, clareza no seu objetivo e confiança no seu envolvimento com a instituição. Por isso neste módulo um professor com experiência na participação de bancas de entrevista irá demonstrar como se portar, o que dizer e o que não dizer nesta importante fase da seleção.

Preenchimento e valorização do currículo lattes: noções introdutórias
Item imprescindível em qualquer seleção acadêmica, o currículo Lattes pode ser tanto seu aliado quanto seu inimigo dependendo da organização e do aproveitamento que se fizer dele. Do texto de apresentação às informações adicionais, esse módulo ajudará você a aproveitar sua atuação no mundo acadêmico.

Cursos complementares que podem ser realizados com desconto pelos participantes dos Cursos preparatórios para mestrado (de acordo com disponibilidade a cada semestre)

> Escrita sintética
> Submissão de artigos
> Especialização ou mestrado: qual melhor caminho depois da graduação?
> Coaching em grupo para acadêmicos
> Orientação profissional

As ementas das disciplinas podem sofrer alterações de acordo com cada professor, assim como as leituras indicadas, devendo, porém, permanecer a essência de cada uma delas de acordo com o projeto pedagógico do curso.


clique aqui para fazer sua inscrição


Corpo Docente

Nosso corpo docente conta com professores que aliam experiência acadêmica e didática. Ele é composto por professores universitários e pós-graduandos com amplo conhecimento da vida acadêmica. Confira alguns dos nomes que vêm participando do curso como convidado ou professor:

Professor do curso William Moreno Boenavides é licenciado em Letras, mestre e doutorando em Literatura Brasileira pela UFRGS. Possui pós-graduação lato sensu em Revisão e Produção textual pela UniRitter, curso no qual atualmente é professor convidado.

Professor do curso Marcelo Spalding é jornalista, professor e escritor, com 7 livros individuais publicados. Doutor em Letras pela UFRGS, é diretor da Metamorfose e ex-professor da UniRitter, em que atuou como docente, professor colaborador do PPG Letras e coordenador do Pós-graduação em Produção e Revisão Textual. Mais informações em www.marcelospalding.com.

Professor do curso Débora Porto é mestranda em Sociolinguística e licenciada em Letras pela UFRGS. Além disso, é especialista em Produção e Revisão Textual pela UniRitter, onde atuou como tutora em disciplinas de Língua Portuguesa de diversos cursos de graduação. Possui experiência como organizadora de livros acadêmicos e como professora em disciplinas de elaboração de TCC. Atualmente, presta assessoria linguística a professores e a alunos do meio acadêmico.

Professor do curso Tatiana Perez é historiadora formada pela UFRGS e psicóloga formada na FADERGS. Além de larga experiência acadêmica, atua como coordenadora administrativa/financeira da Associação Amor Vida Cuidado.

Professor do curso Dionathas Boenavides é formado em História pela UFRGS, onde atualmente cursa o mestrado acadêmico. É pesquisador em projetos universitários desde o início da graduação para os quais organiza e examina volumosa bibliografia, partindo tanto de fontes primárias quanto de estudos sobre elas. Ministra oficinas e participa de eventos acadêmicos em universidades e museus do RS, MG e RJ.

Professor do curso Neiva Gomes é doutora em Letras (Teorias do texto e Discurso) pela UFRGS. Tem larga experiência como professora de Língua Portuguesa e Linguística em cursos de graduação e Pós-graduação. Desde 2007 atua nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Uniritter, ministrando disciplinas e orientando dissertações e teses.

Professor do curso Israel Cefrin é publicitário, programador web e pesquisador em comunicação científica. Mestre e doutorando em Design & Tecnologia pela UFRGS, é editor gerente e editor executivo nas revistas científicas da Fundação de Economia e Estatística (FEE), na Revista Científica Eletrônica da UERGS e assessor tecnológico da Revista do PGDESIGN da UFRGS. Desenvolveu a primeira interface mobile para smartphones da Biblioteca Virtual do RS e trabalha com sistemas de publicação online como WordPress e OJS (SEER) para a FEE, UERGS e UFRGS.

Professor do curso Fabio Bortolazzo Pinto é doutorando em Ciências da Comunicação na Unisinos, Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa pela UFRGS; é Professor de Literatura, Produção Textual e Revisor; Responsável pela tradução e adaptação para neo-leitores de Dom Quixote, de Miguel de Cervantes (L&PM, 2010), adaptação de O Cortiço, de Aluísio de Azevedo (L&PM, 2008) pelo Prefácio, Posfácio e Notas de A Correspondência de Fradique Mendes de Eça de Queirós (L&PM, 2007), A Carteira de Meu Tio (L&PM, 2007) e O Moço Loiro de Joaquim Manuel de Macedo (L&PM, 2005).


clique aqui para fazer sua inscrição


Qualquer dúvida entre em contato pelo email contato@metamorfoseacademica.com.br


topo